Simpósio AstraZeneca & Daiichi Sankyo – Últimos avanços no tratamento do cancro da mama HER2+

O médico Rui Dinis e a enfermeira Sofia Pedro foram os palestrantes do simpósio AstraZeneca/Daiichi Sankyo, onde apresentaram o primeiro caso de tratamento com trastuzumab deruxtecano de uma doente com cancro da mama HER2 positivo no Hospital de Dia de Oncologia do Hospital de Évora.

Um caso de sucesso, na medida em que a doente se encontra atualmente assintomática e com boa tolerância ao tratamento. Numa PET realizada a 10 de maio de 2022 apresentava resposta quase total (> 90%) das metástases pulmonares, com apenas uma lesão mínima no LSD e sem doença extrapulmonar.

De acordo com a enfermeira, “esta 3.ª linha terapêutica tem demonstrado, até ao momento atual, benefícios para o tratamento desta doente, com a manutenção da sua qualidade de vida”. A este respeito, a oradora ressalvou que só através do trabalho multidisciplinar se conseguiu otimizar o tratamento desta doente, monitorizando e avaliando sinais e sintomas através de consultas presenciais (médicas e de enfermagem) e de consultas de enfermagem telefónica. E “apesar da presença de alguns efeitos adversos, conseguiu-se ajustar e/ou debelar esses efeitos, proporcionando à doente o maior bem-estar que lhe é possível”, acrescentou.

Sofia Pedro concluiu, partilhando a ideia de que “uma abordagem biopsicossóciocultural e espiritual inserida num trabalho de equipa é a mais indicada para cuidar as mulheres com cancro da mama submetida a esta terapêutica, bem como todos os outros doentes oncológicos”.