Laboratório de Ideias Criativas – AEOP dá palco a projetos “fora da caixa”

A criação de um espaço de Laboratório de Ideias é uma iniciativa da AEOP dirigida aos Enfermeiros Oncologistas, onde se pretende que estes profissionais participem com ideias criativas e soluções inovadoras, contribuindo desta forma para o desenvolvimento e visibilidade da Enfermagem Oncológica em Portugal.

Os primeiros três projetos concorrentes à iniciativa foram apresentados na AEOP15, numa sessão moderada pelos enfermeiros Sandra Ponte e António Pedro Mendes, que salientaram a importância de se dar palco a “projetos simples, mas fora da caixa, capazes de fazer a diferença na vida dos doentes e das suas famílias e cuidadores, bem como dos profissionais”.

A enfermeira Carmelinda Talhinhas representou dois dos projetos englobados neste Laboratório de ideias: As Almofadas do Coração e o Almoço de Natal. O primeiro trata-se de um projeto de apoio e suporte comunitário, em que por meio de parcerias várias se doam almofadas em formato de coração a doentes com cancro de mama. O segundo é uma experiência do Serviço de Oncologia do Hospital de Évora que teve início em 2011 e se realiza anualmente, com o intuito de fomentar as relações entre profissionais, doentes e familiar, bem como um convívio intergeracional. A implementação deste projeto é de cariz completamente voluntário e mobiliza a sociedade civil. Ambos constituem, no entender de Carmelinda Talhinhas, “pequenos gestos que marcam a diferença na qualidade dos cuidados”.

A terceira ideia incluída nesta iniciativa que teve a sua estreia na AEOP15 foi a app mIRC (mobile Intervention Radiology Checklist), cujas funcionalidades foram destacadas no evento pela enfermeira Ana Maria Almeida.