Simpósio Janssen – Da recaída à 1.ª linha do mieloma múltiplo com Darzalex – Uma nova esperança

Apesar de incurável, o mieloma múltiplo (MM) é uma doença tratável, com elevada taxa de resposta aos tratamentos. Devido aos significativos avanços terapêuticos neste contexto, assiste-se ao aumento da sobrevivência livre de progressão de doença. Assim, indicadores de qualidade de vida revestem-se de enorme importância para a tomada de decisão.

O tratamento de primeira linha do MM com Darzalex foi o tema do simpósio da Janssen, que contou com a participação de Paulo Bernardo, médico oncologista do Hospital da Luz Lisboa, e de Cláudia Gaspar, enfermeira do Centro Hospitalar de Lisboa Norte. Assim, foram apresentadas as visões – complementares – do médico e do enfermeiro sobre o impacto da utilização deste fármaco a doentes com MM.

Enquanto Paulo Bernardo se centrou nos dados de eficácia e segurança do Darzalex, Cláudia Gaspar apresentou a experiência do seu serviço com a utilização deste fármaco, concluindo que “os dados obtidos pela equipa de enfermagem foram similares à evidência científica relacionada com a administração de Darzalex, fármaco que surge como uma nova realidade no tratamento de doentes com MM”.

Em jeito de conclusão, a oradora salientou que “o papel do enfermeiro, neste contexto, centra-se na promoção do auto-cuidado, administração de terapêutica e gestão atempada e precoce de reações, relacionadas com a administração deste fármaco”.